Filiado:
Sobre Nós
SOBRE A LIGA CAXIENSE DE FUTEBOL DE SALÃO

Site oficial do órgão máximo na modalidade de Futsal dentro do município de Caxias do Sul. A Liga Caxiense de Futsal dá as boas vindas aos integrantes, colaboradores e todo e qualquer praticante da modalidade sem distinção. Fundada em 12 de março de 1962, a entidade está registrada junto a Federação Gaúcha de Futsal, por conseguinte, reconhecida pela Confederação Brasileira de Futsal. A gestão legítima responde pelo Presidente Lauro Filho juntamente com o Vice Presidente Gelson Scola, o Primeiro Secretário Paulo Ferro Guimarães e o Delegado de Arbitragem Aladar Júnior. Compõem o corpo de direção da entidade profissionais da área de Educação Física sob o auxílio presente de responsáveis das Associações vigentes ao vínculo com a entidade. A página ativa oferece informações sobre as competições organizadas pela LCFS sendo elas basicamente os Campeonatos Citadino Masculino e Feminino na categoria Adulto, além do Citadino Categoria de Base e o Campeonato Nordestão onde abre as portas para escolinhas da região da Serra.


HISTÓRICO DO FUTEBOL DE SALÃO

O futebol de salão tem duas versões sobre o seu surgimento, e, tal como em outras modalidades desportivas, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que o futebol de salão começou a ser jogado por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo (SP), pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas ‘’peladas’’ nas quadras de basquete e hóquei.

No início, jogava-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe, mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe. As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada, mas apresentavam o problema de saltarem muito e frequentemente saiam da quadra de jogo, então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado, por este fato o futebol de salão foi chamado de “Esporte da bola pesada”.

Há também a versão, tida como a mais provável, de que o futebol de salão foi inventado em 1934 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de “Indoor-foot-ball”.

Habib Maphuz é um dos nomes que mais se destaca nos primórdios do futebol de salão. Maphuz era professor da ACM de São Paulo e no início dos anos cinquenta participou da elaboração das normas para a prática de várias modalidades esportivas, sendo uma delas o futebol jogado em quadras, tudo isto no âmbito interno da ACM paulista, este mesmo salonista fundou a primeira liga de futebol de salão, a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços. Mais tarde o professor se tornou o primeiro presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão.

Em 28 de Julho de 1954 foi fundada a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, a primeira federação estadual do Brasil, sendo Ammy de Moraes seu primeiro presidente. Neste mesmo ano foi fundada a Federação Mineira de Futebol de Salão. Em 1955 foi fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão. O que se viu a partir de então foi o desencadeamento da origem de federações estaduais por todo o Brasil. Em 1956 as Federações cearense, paranaense, gaúcha e baiana. Em 1957 a catarinense e a norte-rio-grandense, em 1959 a sergipana. Na década de 60 foram fundadas as Federações de Pernambuco, do Distrito Federal, da Paraíba, enquanto na década de 70 tiveram origem as federações acreana, a do Mato Grosso do Sul, a goiana, a piauiense, a mato-grossense, e a maranhense. Nos anos 80 foram fundadas as federações amazonense, a de Rondônia, a do Pará, a Alagoana, a do Espírito Santo e a Amapaense. E, finalmente, na década de 90 vieram as mais novas: Roraimense e a Tocantinense.
Apoio: